Rubens Balestro
O achado
O Kleto era um menino que morava no interior, numa casa de material que ficava na beira de uma estrada. Ele não era rico, mas não era pobre também. Bem, era mais para pobre. Não vou dizer qual a idade dele, só que tinha mais de cinco e menos de treze anos. Um dia, o Kleto estava na rua, chutando pedra quando o vento lhe trouxe um envelope com alguma coisa dentro. Ele abriu e encontrou algo que parecia ser dinheiro. Nunca tinha visto um dinheiro assim. Achou melhor mostrar para alguém.
Problematização: Por que o Kleto não devolveu o dinheiro?
Iniciando a minha viagem pelo livro, muitas ideias de atividades e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula me fazem escrever aqui algumas sugestões de assuntos para serem explanados a partir deste capítulo:
– Questões gerais de Geografia ( localização espacial, zona rural, zona urbana,tipos de rodovias (estaduais e federais);
– Educação Física ( fazendo um resgate das brincadeiras antigas e também um paralelo com as atuais);
– Linguagem (função social da escrita através da escrituração de cartas – bem como o envio das mesmas- e outros tipos textuais que podem ser introduzidos pouco a pouco no decorrer dos capítulos do livro.
Neste capítulo estes pensamentos sobrevoam a minha mente, agora seguirei a viajem nos demais…