A primeira compra


O Seu Manoel, um português, tinha uma padaria perto da casa do Kleto e foi lá que ele resolveu levar o que achou. Mostrou as três notas para o Seu Manoel e ele confirmou ser dinheiro, mas de outro país. Disse que, se ele quisesse usar o dinheiro, teria de trocar por dinheiro brasileiro.

– O senhor troca para mim?

– Sim, mas apenas uma nota, e se você comprar alguma coisa.

– Dá para comprar balas?

– Umas 50, chega?

– Sim, e posso comprar chocolate também?

– Você pode comprar muitas coisas e ainda sobrará troco.

O Kleto comprou 11 chocolates de diferentes tipos, quatro tipos de chicletes, uns dropes, doces e duas latinhas de refrigerantes. O Seu Manoel colocou tudo numa sacola de plástico e o Kleto pegou o troco, disse obrigado e foi embora.

 

Problematização: Quanto vale um dinheiro de cor verde de outro país?

2 thoughts on “A primeira compra

  1. Sortudo esse Kleto não? Até agora já visualizei várias possibilidades para se trabalhar com a gurizada. Fiquei imaginando um teatro após a leitura do livro, para trabalhar na prática os valores monetários, as crianças tentando imaginar o que eles poderiam comprar se estivessem no lugar do Kleto, escrevendo suas histórias antes de terminar sua leitura, antecipando o que Kleto faria com o dinheiro, sem contar com as idéias para trabalhar com a matemática. Acho que a gurizada se identificará muito com esse personagem, quem nunca sonhou em encontrar dinheiro na rua ?

  2. Concordo contigo Adri, são muitas as possibilidades de criação neste capítulo e no livro todo, penso que seria uma viagem para um semestre todinho ou senão o ano letivo embasado nele.
    Aqui também pensei nas atividades “Matemáticas” envolvendo a Informática, pois poderiam fazer uma pesquisa na Net, sobre os tipos de moedas que temos pelo mundo(pode ser as mais usadas – Dólar, Euro, Libras Esterlinas, Peso, Iene, Real – Podendo se estender a pesquisa para a História, pesquisando como foi constituida a moeda de cada local pesquisado.
    Trabalhar a nossa moeda e seus respectivos valores, nos remetem a conteúdos matemáticos de noções de quantidade e reversibilidade. As moedas que já tivemos…
    Ai, ai, está surgindo mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s